Ano: 1997
Páginas: 196
Sinopse:
Esta antologia torna acessível ao leitor uma parcela muito importante da produção poética brasileira anterior ao modernismo. Vinte poetas significativos da história da nossa literatura estão aqui representados por seus poemas mais conhecidos e admirados. Foram selecionados os textos estudados com freqüência em nossas escolas e, portanto, exigidos pelos exames vestibulares de todo país.
Opinião:
Adquiri um gosto maior pela poesia nos últimos anos, quando pude ter um contato maior com o mundo da literatura e conheci poetas tanto pessoal quanto virtualmente.
A coletânea CLÁSSICOS DA POESIA BRASILEIRA estava na minha estante há mais de uma década, sendo que eu havia lido poucos trechos. Mas dessa vez completei a leitura e pude comprovar a qualidade dos poetas clássicos do nosso país.
Gregório de Matos, Olavo Bilac, Castro Alves, Sousândrade, Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Fagundes Varela, Gonçalves Dias e tantos outros são apresentados nessa obra com seus principais trabalhos, subdivididos por escola literária. Muito deles morreram jovens e, com certeza, ainda teriam muito a nos apresentar. As dificuldades referentes à pobreza, amores e doenças eram postas nos versos por esses autores que, em sua maioria, viveram no século XIX. O vocabulário é rebuscado e é bom ter um dicionário do lado para acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário