Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Resenha de Doença e Cura no blog Up! Brasil

Começo a desconfiar que as melhores resenhas que meu livro de terror Doença e Cura recebem são as que ganham as PIORES notas...

A resenhista Jaque Sant'ana, do blog Up! Brasil elevou tal condição a novos níveis, apresentando uma das maiores coleções daquilo que eu categorizo como se tratando de grandes ELOGIOS à minha obra, seguidos de uma nota baixa. Confira abaixo alguns de seus comentários...

"É possível criar empatia com cada um dos sanguessugas ao ler suas trajetórias de vida e morte, conhecendo suas personalidades e o modo como encaram o vampirismo, os humanos que os alimentam e suas vidas passadas enquanto humanos. Justamente por essa conexão que criei com os personagens, fosse simpatia ou desprezo, é que fiquei tão atormentada com as descrições dos sofrimentos que o demônio inflige a suas vítimas."

"É nesse sentido naturalista que Fabian Balbinot apresenta seus vampiros, todos sendo acometidos de torturas e sofrimentos que a princípio não entendem, mas que têm seu início justamente em sua fonte de sustento – o sangue. Hemorragias, vômitos, excreções de vísceras, está tudo ali no papel. Acompanhamos assim uma inversão curiosa daquilo a que estamos acostumadas: os vampiros iniciam suas narrativas como predadores, mas chegam ao final dos capítulos como vítimas de um mal maior, mais ágil, cruel e capaz que tudo que eles julgavam ser possível existir."

"Eu pensava que não era uma dessas meninas que gostam de histórias de vampiros com sangue diluído em água com açúcar, mas posso dizer com convicção que “Doença e Cura” fez os contos que lia na época em que jogava “Vampiro: A Máscara” parecerem fichinha."

Sou um escritor sádico, e meu objetivo com Doença e Cura é proporcionar ao leitor não apenas uma série de horrores capaz de assustá-lo. Faço questão que ele se sinta intrigado, insatisfeito, atormentado. Como uma boa montanha russa, Doença e Cura deve fazer o leitor mais desavisado experimentar uma arritmia de sensações, uma tensa combinação de prazer e agonia. A Jaque do Up! Brasil foi, por assim dizer, uma das melhores "vítimas" deste meu brinquedo, das que mais sofreu, e mais teve enjôos e nauseas e calafrios, e é com a sensação de dever cumprido que recebo a nota 2/5 que ela deu para meu livro, tratando-a como se fosse um 5/5!

Confira a resenha na íntegra em http://up-brasil.com/?p=71420

A Montanha-Russa Doença e Cura agradece a preferência! Voltem sempre!


2 comentários:

  1. A Jaque manda muito bem! Pena que não fo nos ver na bienal!

    ResponderExcluir
  2. Oi, pessoal do Selo!

    Fabian, você definiu muitíssimo bem o meu estado ao ler "Doença e Cura": "uma das melhores "vítimas" deste meu brinquedo, das que mais sofreu, e mais teve enjôos e nauseas e calafrios (...)".

    Eu senti tudo isso mesmo! Fiquei contente de ver que você gostou da minha resenha, apesar da nota. É sempre bom ver os objetivos do autor serem atingidos ;)

    Um grande beijo,

    Jaque.

    ResponderExcluir