Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Resenha de Livro: O Arquiteto do Esquecimento - Marcos Bulzara

Passado, presente e futuro vistos em grande estilo

Resenha por Fabian Balbinot



Sinceridade? Este livro é um SACO!

Nota máxima - 5 - no Skoob (se tivesse SEIS eu dava uma estrelinha a mais) e eu digo que O Arquiteto do Esquecimento é um saco? Não parece fazer muito sentido.

É um saco quando se leva mais de 400 páginas pra saber, ou pra achar que se sabe... não, pior ainda, pra achar que TALVEZ SE SAIBA o que irá acontecer a seguir na trama. E no final das contas, após mais de 400 páginas, descobrimos o óbvio, que nossas tantas deduções estavam novamente erradas... Sério, isso é um saco!

Sinceridade? De novo, sinceridade? AMEI! Assim, de paixão! Ô livro danado de bom, seu!

Eu poderia escrever que O Arquiteto do Esquecimento revela o inquietante relato da vida de seu personagem principal, Doran Visich, e colocar uma porção de spoilers sobre sua infância na Polônia, a adolescência nos campos de concentração nazista, sua vida como jovem cientista perseguido pela contra-espionagem durante a Guerra Fria EUA-URSS, e citar outras tantas situações que aconteceram durante a leitura deste romance excepcional. Seria bem simples.

Em lugar disso, prefiro dizer que O Arquiteto do Esquecimento é um saco! É uma viagem de navio por mares revoltos, um passeio de montanha-russa, um porre seguido de uma ressaca, algo que nos diverte e encanta, mas também nos deixa tontos e nos faz passar mal, deixa-nos felizes e nos enche de dor de cabeça, tantas são as reviravoltas que a estória apresenta no seu decorrer. Verdadeiro sobe-e-desce histórico de possibilidades e palpites que muitas vezes não se confirmam. Surpresas e mais surpresas... Chega a ser irritante, intoxicante. E quando se acha que finalmente se sabe o que vai acontecer em seguida... Ledo engano! Errados de novo! Marcos Bulzara usa de sua criatividade para nos ludibriar novamente com um texto correto e cortes desconcertantes, inesperados.

Um livro sensacional. Uma estória criativa, trágica, verossímil. Mesmo sendo um saco, e deixando a gente enjoado no meio de tanta reviravolta, O Arquiteto do Esquecimento é espetacular e merece nota máxima!


O Arquiteto do Esquecimento no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/103640
Site de Marcos Bulzara: http://www.bulzara.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário